quarta-feira, 3 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Sob pressão, Lula recebe família de compatriota sequestrado pelo Hamas

    Delegação de parentes de indivíduos sob o domínio do grupo radical está no Brasil após reuniões com chefes de Estado do Uruguai e Argentina

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber às 15h desta 2ª feira (11.dez.2023) Mery Shohat e Hen Mahlouf Nisenbaum, irmã e filha de Michel Nisenbaum, cidadão brasileiro sequestrado pelo grupo radical Hamas e que estaria na Faixa de Gaza.

    A visita não estava programada. Um grupo de familiares de sul-americanos sequestrados pelo grupo está na região desde a semana passada. Elas passaram pela Argentina, onde encontraram o agora ex-presidente Alberto Fernández e o atual, Javier Milei. Também foram ao Uruguai, sendo recebidas pelo presidente Luis Lacalle Pou.

    Não estava prevista a reunião com Lula. O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT), que é judeu, foi quem persuadiu o presidente em encontro realizado na manhã desta 2ª.

    Nosso principal objetivo desde o início daquela ação covarde que tirou a vida de jovens, idosos, crianças e inocentes foi trazer aqueles que desejam retornar ao Brasil. A preocupação é promover a paz“, afirmou Wagner em sessão temática do Senado sobre o conflito na Faixa de Gaza.

    Além dos reféns, o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, participará da reunião.”Não iremos descansar ou nos aquietar até que os reféns sejam reintegrados às suas vidas“, declarou Lottenberg na sessão, que foi organizada pela Conib em parceria com a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo).

    A embaixada de Israel no Brasil também integrou o evento. Conforme o embaixador, Daniel Zonshine, que falou no púlpito do Senado, há uma tentativa do Hamas em desacreditar a imagem de Israel no exterior. Ele citou como exemplo os números divulgados de mortos no conflito, vindos do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

    O número de vítimas do Hamas não é preciso. Eles operam para manchar a reputação de Israel no mundo. Vejam o míssil que eles dispararam contra o próprio hospital. Alegaram que foi Israel e colocaram o número de mortos como se fosse algo perpetrado por nós“, afirmou. O incidente ocorreu em 17 de outubro. Ambos os lados se acusam sobre a verdadeira autoria da explosão.

    O presidente da Fisesp, Marcos Knobel, destacou que o propósito da sessão foi trazer para o debate político a questão humanitária que a região enfrenta e pressionar por uma ação do governo brasileiro.

    Quando Lula se reuniu [com os brasileiros em Gaza], deixou claro que não abandonaria nenhum brasileiro. Talvez não estivesse ciente na época de que havia um brasileiro lá entre os sequestrados. Queremos que o governo cumpra essa promessa“, mencionou.

    Irmão sequestrado

    Mery Shohat é originária do Brasil, assim como seu irmão, Michel. Ela tem 66 anos. Michel, 59. Ambos vivem em Israel há mais de 4 décadas.

    Michel foi capturado na manhã de 7 de outubro, quando foi a um posto militar para encontrar familiares. Um militante do Hamas atendeu o telefone dele quando a família ligou. Seu carro foi encontrado incendiado e seu computador foi recuperado em Gaza.

    Mery informou que não tem notícias dele desde esse dia. “Não temos informações sobre ele. A Cruz Vermelha não teve acesso aos sequestrados. Ele não está tomando seus remédios“, relatou.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.137.161.132
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!