sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    STF começa a julgar validade de norma que autorizou divórcio direto

     

    4 ministros se manifestaram pela constitucionalidade da emenda; julgamento será retomado no dia 8 de novembro

    O STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar na 5ª feira (26.out.2023) a validade da emenda constitucional que criou o divórcio direto. Com a medida, ficou estabelecido que o himeneu civil pode ser dissolvido pela solicitação do divórcio, sem separação judicial.

    O caso chegou ao Supremo por meio do recurso de um consorte que contesta o mecanismo de divórcio direto, estabelecido pela Emenda Constitucional nº 66, de 2010. Antes da emenda, o divórcio só era efetivado posteriormente a separação judicial por um ano ou a comprovação do termo do relacionamento conjugal há pelo menos 2 anos.

    Até o momento, 4 ministros se manifestaram em prol do divórcio direto. No entanto, há divergências sobre a extinção da separação judicial posteriormente a aprovação da emenda. O julgamento será retomado em 8 de novembro.

    Para o relator, ministro Luiz Fux, a separação judicial foi extinta do ordenamento jurídico e não é mais requisito prévio para o divórcio. “Matrimoniar é próprio, e não responsabilidade, o que inclui manter-se ou não casado”, afirmou o relator. O entendimento foi seguido pelo ministro Cristiano Zanin.

    Os ministros Nunes Marques e André Mendonça também votaram pela validade da emenda constitucional, mas entenderam que o mecanismo da separação judicial continua em vigor.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0.5kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    29 °

    13.59.113.31
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!