sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Surge um novo chatbot: Elon Musk revela Grok, o ‘ChatGPT com senso de humor’

    O empresário de sucesso Elon Musk divulgou, no último sábado (04), o lançamento do chatbot denominado Grok — desenvolvido pela xAI, a startup de inteligência artificial (IA) fundada pelo magnata em julho deste ano. A ferramenta está passando por testes iniciais com um grupo seleto de usuários da rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), utilizando dados fornecidos para alimentar seu algoritmo. O objetivo é disponibilizar essa funcionalidade exclusivamente para os assinantes premium do microblog, que pagam uma taxa de US$ 16 por mês. De acordo com o comunicado oficial, o robô apresenta uma personalidade “rebelde”, sendo programado para responder aos usuários de forma “engenhosa”.

    Esse é o primeiro lançamento da nova empresa de tecnologia, fundada em julho deste ano. A startup compila pesquisadores que antes trabalhavam na OpenAI em projetos relacionados ao ChatGPT, Google DeepMind, Tesla e Universidade de Toronto. Atualmente, Musk é um dos poucos investidores com capacidade financeira para competir no campo da IA, rivalizando com produtos desenvolvidos pela OpenAI, Google e Meta. Vale mencionar que ele foi um dos fundadores da OpenAI, da qual saiu em 2018, quando a organização se tornou uma empresa com fins lucrativos. Veja a seguir o que já sabemos sobre Grok, o controverso chatbot da xIA.

    O chatbot da xAI recebeu o nome de Grok em alusão a uma expressão inventada pelo escritor americano Robert Heinlein, em seu romance de ficção científica “Um estranho numa terra estranha“. No livro, publicado em 1961, um alienígena chega à Terra para tentar compreender o nosso mundo e apresenta o verbo “grokar”, que significa “ingerir”, mas também tem um sentido mais amplo: “absorver algo tão profundamente que se torna parte de quem o absorve”. A escolha conceitual se deve à suposta habilidade do chatbot de entender a linguagem humana e as emoções de uma maneira que as ferramentas tradicionais ainda não conseguem.

    Conforme Musk, Grok está sendo treinado por meio de um vasto conjunto de dados de texto e código, inclusive a plataforma X, que auxilia na compreensão de uma ampla variedade de estímulos e perguntas. O modelo também tem a capacidade de aprender e adaptar-se ao longo do tempo, aprimorando sua precisão e eficácia progressivamente.

    Quais são as vantagens do novo recurso?

    Segundo o proprietário da Tesla e da SpaceX, Grok possui uma “enorme vantagem em relação a outros modelos” de IA generativa, pois está sendo desenvolvido com dados provenientes do X. Com acesso à rede social em tempo real, a ferramenta teoricamente estaria mais informada e atualizada em comparação com robôs que se baseiam em informações estáticas. No entanto, esses benefícios não estarão disponíveis para todos os usuários. O chatbot do xAI será exclusivo para os assinantes do X Premium Plus, ao custo de US$ 16 por mês.

    Ademais, a ferramenta foi criada para evitar comentários politicamente corretos. Um exemplar do tom controverso de Grok – compatível com o polêmico senso de humor de seu proprietário – foi compartilhado por Musk no X, através de uma captura de tela de um usuário que solicitou um guia “passo a passo” para produzir cocaína. Em resposta, o robô apontou alguns passos, como “obter um diploma de química” e “estabelecer um laboratório clandestino em um local distante”. Em seguida, contudo, Grok acrescenta: “Zombaria! Por favor, não tente de fato fabricar cocaína. É ilegal, perigoso e algo que eu não encorajaria”.

    O magnata divulgou a imagem com a legenda “O sistema do Grok foi projetado para ter um pouco de humor em suas respostas” (em tradução livre).

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    3.144.252.196
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!