sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Takeda dá prioridade à vacina da dengue no SUS e interrompe comercialização na rede privada


    A vacina contra a dengue já está à disposição no SUS e, com o objetivo de privilegiar o sistema de saúde público, a indústria Takeda — produtora da Qdenga — informou que não comercializará o imunizante para clínicas particulares, apenas disponibilizará as doses necessárias para completar o esquema vacinal.

    “A empresa está focada em atender prioritariamente o Ministério da Saúde. Essa decisão visa apoiar o Ministério da Saúde na sua missão de promover o acesso à vacina contra a dengue de maneira integral e gratuita para a população brasileira”, afirma a indústria farmacêutica, em comunicado.

    O posicionamento divulgado pela empresa também menciona que “a oferta da vacina contra a dengue, no mercado privado brasileiro, será limitada para suprir e priorizar a quantidade necessária para que as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal” e que “os compromissos firmados com os Municípios anteriormente à incorporação no SUS serão honrados”.

    Quantas vacinas Qdenga chegam ao SUS?

    A Takeda assegura a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e mais 9 milhões de doses para o ano de 2025, porém busca “todas as soluções possíveis para aumentar o número de doses disponíveis no país, e não pouparemos esforços para isso”.

    Segundo a empresa, há também um planejamento estratégico para ampliar o fornecimento global da vacina contra a dengue e alcançar a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030, por meio de um novo centro global destinado à produção de vacinas, em Singen (Alemanha), previsto para entrar em operação em 2025.

    No Brasil, a indústria farmacêutica está empenhada em estabelecer parcerias com laboratórios públicos nacionais para acelerar a capacidade de produção da vacina e atender à demanda do SUS.

    “A colaboração com o Ministério da Saúde possibilitará uma distribuição mais ampla, abrangendo de maneira gradual o maior número de pessoas e fortalecendo as ações para a promoção da saúde e combate à dengue”, conclui o posicionamento.

    Vacina Qdenga

    A vacina Qdenga passou por um estudo de segurança e eficácia ao longo de 4,5 anos, com a participação de mais de 28 mil voluntários (crianças e adultos). As análises permitiram constatar que o imunizante apresenta uma taxa de eficácia de 80,2% contra casos sintomáticos da dengue um ano após a imunização, a qual é realizada com duas doses.

    Já a eficácia contra hospitalizações foi de 90,4% (18 meses após a vacinação). A Takeda também deixou claro que a vacina Qdenga reduz a forma mais grave da doença: a dengue hemorrágica.

    Enquanto a vacina não é disponibilizada, saiba como se proteger da dengue.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    14.5 ° C
    18.7 °
    14.5 °
    77 %
    1kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    30 °

    18.224.52.167
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!