terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Tebet apoia criação do Ministério da Segurança Pública e afirma que há verba disponível

    Candidata em potencial para assumir o cargo de ministro da Justiça em substituição a Flávio Dino, a ministra Simone Tebet, da área de Orçamento e Planejamento, defendeu a recriação do Ministério da Segurança Pública, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi mencionada por ele recentemente durante uma live na internet.

    Simone Tebet tem negado ter sido sondada para substituir Dino, mas já declarou nesta terça (28) que há espaço suficiente no orçamento para estabelecer o novo ministério. Se isso se concretizar, será o 39º, a maior quantidade entre todos os presidentes da República brasileiros.

    “Caber no orçamento cabe, porque o orçamento de 2023 foi aprovado sem cinco ministérios, que foram criados depois. Nós fizemos o remanejamento. Se precisar de autorização legislativa para fazer alguma alteração no orçamento, nós fazemos. Então isso cabe”, disse a ministra.

    Desde que Dino foi oficialmente indicado ao STF pelo presidente Lula, o nome de Simone Tebet começou a correr entre aliados e nos bastidores, além da possibilidade de dividir o ministério em duas pastas. A criação de um destinado exclusivamente à Segurança Pública foi uma promessa de campanha do petista e voltou a ser mencionada por ele durante uma live “Conversa com o Presidente”.

    A proposta de dividir o Ministério da Justiça sempre foi vetada pelo próprio Dino, que argumenta que a atuação da pasta poderia ficar mais burocrática.

    Este novo ministério poderia ser liderado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que atualmente coordena a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele também comandou a intervenção na segurança pública do Distrito Federal em decorrência dos atos de 8 de janeiro.

    Também se comenta nos bastidores sobre a possibilidade do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, ser indicado para o cargo de ministro da Justiça. O magistrado acompanha Lula em sua viagem ao Oriente Médio. Uma decisão sobre os rumos da pasta será tomada por ele após o retorno ao Brasil.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.144.30.167
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!