terça-feira, 2 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Tecnologia da Microsoft é introduzida para monitoramento em tempo real na Porsche Cup

     

    A empresa Microsoft revelou um novo sistema de avançado monitoramento em tempo real que fará a estreia na próxima corrida da Porsche Cup, agendada para este sábado (18) em São Paulo. Com essa ferramenta, as equipes participantes terão acesso imediato a todas as informações do veículo, permitindo que corrijam eventuais problemas no carro e auxiliem os pilotos.

    O projeto, desenvolvido em parceria com a consultoria BlueShift, especializada em Big Data, coletará dados de monitoramento dos carros da Porsche Cup e os armazenará no Microsoft Azure, o serviço de nuvem da empresa de Redmond.

    Informações como tempo de frenagem, movimento da suspensão, direção, nível de combustível, trajetória da volta e pressão dos pneus são coletadas instantaneamente e, por meio de uma rede 4G criptografada, enviadas para todas as equipes da Porsche Cup. Com acesso a esses dados em tempo real, as equipes poderão tomar decisões ou realizar correções e ajustes nos carros.

    De que maneira os dados são coletados?

    Um dispositivo de IoT da Ituran, outra empresa parceira da Microsoft nesse projeto, é instalado em cada carro e se conecta a uma rede privada e criptografada. Essa conexão é realizada por indução, ou seja, não interfere na estrutura ou no peso do veículo. O diagnóstico é feito de imediato e, se necessário, pode ser transmitido para o piloto via rádio.

    “Caso o piloto esteja realizando alguma manobra equivocada, agora a equipe pode, se for necessário, orientá-lo para agir de forma diferente na próxima volta ou na corrida do dia seguinte, por exemplo. Toda a informação é armazenada e não será mais necessário utilizar um pen drive para coletar os dados de monitoramento”, explicou Dener Pires, diretor executivo da Porsche Cup no Brasil, em entrevista.

    Para efeito de comparação, anteriormente os dados eram coletados por meio de cabos que eram conectados aos carros para obter as informações. Esse processo poderia levar até 30 minutos e era necessário que o carro parasse nos boxes para que o processo fosse concluído. Com o sistema atual lançado pela Microsoft, tudo é feito de maneira muito mais rápida, sem a necessidade de deslocamento de engenheiros e outros técnicos.

    De que forma a monitoramento influencia a Porsche Cup?

    Todos os carros da Porsche Cup são idênticos, cabendo aos pilotos e equipes realizar os melhores ajustes e estratégias para vencer as corridas. Em virtude desse equilíbrio, cada fração de segundo que pode ser conquistada com alguma mudança de comportamento na pista é valiosa.

    “Se um piloto estiver freando muito cedo em uma curva e perdendo tempo por causa disso, a equipe pode sugerir que a abordagem seja diferente na próxima tentativa. Além disso, em termos físicos, se um carro estiver com muita movimentação na carroceria e perder algumas frações de segundo, o sistema indicará e demonstrará que é possível realizar um ajuste na barra estabilizadora, por exemplo”, explicou Pires.

    No futuro, com a introdução do 5G no sistema, tudo será ainda mais rápido e a interferência nos dados por parte das equipes será ainda mais precisa. Será viável, por exemplo, acionar os sistemas de segurança dos carros em caso de necessidade.

    Quando ocorrerá a próxima corrida da Porsche Cup?

    A próxima etapa da Porsche Cup, que apresentará de fato a tecnologia de monitoramento avançado, acontecerá no sábado, dia 18 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pilotos como Bia Figueiredo, Rubens Barrichello, Max Wilson e Ricardo Zonta estarão no grid.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    15.5 ° C
    15.5 °
    13.1 °
    67 %
    0.5kmh
    0 %
    qua
    26 °
    qui
    28 °
    sex
    27 °
    sáb
    28 °
    dom
    20 °

    3.141.30.48
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!