sexta-feira, 5 julho, 2024
spot_img
Mais

    Últimos Posts

    spot_img

    Toffoli requisita que PF amplie apurações sobre incidente com Moraes em Roma


    O magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli é o relator do caso.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

    O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou que a Polícia Federal aprofunde a investigação sobre o incidente envolvendo o magistrado Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma.

    O ocorrido deu-se em julho de 2023, quando Moraes alegou ter sido hostilizado por três cidadãos brasileiros. Toffoli acatou uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    A PGR informou que a PF examinou um telefone celular apreendido e nesse aparelho “identificou mensagem em que o episódio investigado é relatado de forma distorcida da realidade, o que pode indicar o compartilhamento de conteúdo de vídeo gravado na ocasião e posteriormente manipulado para representar um cenário fictício”.

    Por isso, a PGR argumentou que a investigação precisa ser aprofundada para esclarecer a “amplitude dos desentendimentos provocados”. O órgão defende que o empresário Roberto Mantovani Filho, acusado de hostilizar Moraes e sua família, deve ser ouvido novamente pela PF para explicar o conteúdo encontrado no celular apreendido.

    Toffoli considerou que a solicitação “deve ser aceita”, visto que a Procuradoria é a responsável pela acusação. Em fevereiro, a Polícia Federal enviou ao STF o relatório final da investigação. De acordo com o documento, o empresário cometeu crime de “injúria real” contra o filho de Moraes.

    No entanto, o delegado Hiroshi de Araújo Sakaki optou por não indiciar Mantovani, por se tratar de um delito de menor potencial ofensivo. Também estavam no aeroporto a cônjuge de Mantovani, Andreia Munarão, o genro, Alex Zanata Bignotto, e o filho, Giovanni Mantovani.

    “A falsa atribuição da conduta criminosa ao Magistrado foi realizada pelos investigados de modo público e humilhante. É evidente o propósito de constranger e, eventualmente, até de provocar reação dramática, tudo para ser registrado em vídeo e compartilhado”, afirmou a PGR a respeito do conteúdo encontrado no celular.

    spot_img

    Últimas Postagens

    spot_img

    Não perca

    Brasília
    céu limpo
    12.5 ° C
    12.5 °
    12.5 °
    82 %
    0kmh
    0 %
    sex
    26 °
    sáb
    27 °
    dom
    29 °
    seg
    30 °
    ter
    25 °

    18.117.166.170
    Você não pode copiar o conteúdo desta página!